terça-feira, 22 de junho de 2010

Relaxamento para os pés


O tradicional escalda- pés, traz um excelente benefício para nosso corpo, e também para nossa saúde.
Utilizaremos algumas plantas medicinais e bolinhas de gude, que servirão como estímulo para os pontos reflexos presentes nos pés.
A Calêndula e a Melissa têm efeitos calmantes e tranqüilizantes, sendo indicadas para insônia. A Calêndula também é anti-séptica, suavizante e tonificante da pele.
Após o escalda-pés, é recomendado que se mantenha todo o corpo aquecido, inclusive os pés.
MATERIAIS:
- Bacia grande
- Água quente
- Bolinhas de gude
- 20g de melissa
- 20g de calêndula
PASSO A PASSO
1 - Deve-se colocar inicialmente água morna em uma bacia. Adicione as bolinhas de gude e as plantas.
2 - Sente-se numa cadeira ou sofá mantendo uma posição confortável, aproveite esse momento para relaxar, desligue-se das preocupações e das influências externas, inclusive da televisão. Se preferir ouça uma música tranqüila e suave.
3 - Coloque os pés na água para que ele se acostume com a temperatura. Após alguns minutos, utilizando uma chaleira com água bem quente, acrescentar água mais quente aos poucos até que se atinja uma temperatura suportável de modo que seja confortável, tomando cuidado para não colocar a água quente diretamente sobre os pés.
4 - Passe os pés sobre as bolinhas de gude. Se algum ponto estiver dolorido dê mais atenção a ele, massageando-o com as bolinhas.
5 - Ao final passe uma toalha com água fria nos pés antes de secá-los, assim provoca-se vasoconstrição, promovendo um efeito tônico.
» O tempo do escalda-pés não deve ultrapassar 25 minutos.
Contra-indicações:
Pessoas com trombose, varizes muito proeminentes nas pernas, gestantes nos três primeiros meses e no nono mês de gestação, distúrbios vasculares graves.
Fonte: Naturologia na Internet.

4 comentários:

  1. Hummmm...
    Muito relaxante! Adorei ;)
    Beijinhosss ;****

    ResponderExcluir
  2. Oi Déia !!
    Gostei muito do seu Blog, Parabens !!
    Sempre penso em fazer este relaxamento p/ os pés, porem, não acho tempo p/ mim.
    Abraços Wal

    ResponderExcluir
  3. meu nome e elizete participo da comunidade de patchcolagem gostaria de receber alguns riscos como faço e por email desculpe mais sou nova no pc apanho muito meu email e:elizete-bittencourt@hotmail.com ,desde ja obrigada

    ResponderExcluir